Conceito Moderno de Engenharia de Segurança

Definição Moderna da Engenharia de Segurança do Trabalho

… é a ciência e a arte de analisar, avaliar e projetar sistemas simples e complexos com o objetivo de realizar processos transformadores que visam a excelência dos ambientes, das condições de trabalho e do desempenho dos negócios, com o máximo respeito aos recursos humanos e naturais…”

Introdução

A definição acima sintetiza muito bem todos atributos da Engenharia de Segurança moderna. Muitos dos conceitos, embutidos da referida definição, foram abordados de diferentes formas pelos palestrantes convidados para a semana de aulas inaugurais do curso de pós-graduação da UNIP de 2014, turma 52.

…é a ciência e a arte de analisar, avaliar e projetar sistemas simples e complexos…

Na palestra do Eng. Cesar Ken Mori, em 30/04/14, falou-se da Engenharia, definindo-a como sendo a “arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas” . A partir daí concluímos que a EST aproxima a “ARTE” (engenharia) da “CIÊNCIA” (saúde)

…com o objetivo de realizar processos transformadores…

Nesta parte da definição podemos perceber o novo papel do Engenheiro de Segurança do Trabalho, como um agente de transformação.

…que visam a excelência dos ambientes, das condições de trabalho…

Aqui exalta-se o foco da atuação, tanto do ambiente quanto das condições de trabalho, de forma ampla, mais humana e integral.

…e do desempenho dos negócios, …

Destaque para a importância do alinhamento com a estratégia. Um dos desafios da Engenharia de Segurança Moderna é estabelecer uma cultura voltada à estratégia. Deve haver uma mudança de postura, de cultura, ou seja, focar nos problemas que a Engenharia de Segurança do Trabalho resolve, na produção de resultados empresariais relevantes, que atendem a estratégia corporativa.

…com o máximo respeito aos recursos humanos e naturais.

Segurança somente ocorrerá, de fato, se houver harmonia entre as diversas matérias que a compõe. Trata-se de tarefa multidisciplinar e envolve o negócio, o indivíduo, a empresa, a família, o meio ambiente, o ambiente social etc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s